top of page
Buscar
  • gabrielamonteleone

Janeiro 2022…. Começou !



O ano de 2021 passou, e além de toda confusão que vivemos, pude ver nascer o projeto dos vinhos na torneira.

A ideia não é nova, vários lugares fora do Brasil trabalham com vinhos dessa maneira. Mas aqui em terras brasileiras, devo admitir que nunca tinha me deparado com esse formato.

Antes de falar do projeto em si, quero contar pra vocês como esse envase funciona.

Depois que o produtor termina de fazer o vinho, ao invés dele colocar em garrafas de vidro convencionais, ele envasa esse vinho em “keg” (barril de inox), e esse keg chega no bar ou restaurante e, acoplado à uma extratora similar a de uma chopeira, extrai o vinho direto do barril para o copo.

O sistema apresenta inúmeras vantagens:

- Menor peso para transporte (o que diminui a pegada de carbono), além de ser um envase reutilizável (alô, sustentabilidade).

- Evita que exista perda de vinho quando esse é servido em taça, além do cliente ter a garantia de que estará bebendo um vinho sempre fresco, mesmo quando servido em taça, uma vez que o keg é um envase hermético e que mantém o vinho protegido do oxigênio.

- Mantém a curva de envelhecimento do vinho mais estável, uma vez que grandes volumes fazem com que o vinho se comporte melhor em seus processos e sínteses para formação de aroma e sabor.

Depois de meses de pesquisa e ajustes, hoje você encontra os vinhos do TLTP nas Torneiras de vários bares e restaurantes em SP. No mês de dezembro de 2021 fizemos uma festança para comemorar o lançamento das torneiras do Futuro Refeitório, que além de nosso cliente querido, passa a ser nossa loja conceito e, além dos vinhos que sempre jorrarão em branco, rosé e tinto, terão também algumas novidades pontuais em colaboração com produtores nacionais muito legais.

Lançamos também nosso sistema de refil, cuja ideia é continuar utilizando cada vez menos envases de vidro de uso único. Para isso você compra seu growler de vidro do TLTP e pode fazer o refil quando quiser em um ponto mais próximo de você (como o Futuro Refeitório, em para a galera de Pinheiros).




Fica aqui a dica de que nesse mês de janeiro de 2022: lançaremos uma Sidra em colaboração com a galera da Vivente Vinhos ;)




Muitas novidades à vista...


Janeiro no Sul

A época mais esperada do ano para os produtores de vinho brasileiro já começou... a vindima.

É uma época de muito trabalho e dedicação para as famílias que vivem do vinho, pois além da iminência da colheita, só existe uma chance de fazer dar certo o vinho que alimentará essa galera durante todo o ano.

Mas mesmo com bastante trabalho, é uma época deliciosa para se enveredar pelo sul do Brasil e ver de perto toda a beleza de uma colheita. Muitas vinícolas estão com portas abertas para visitações e degustações, realmente um passeio imperdível pra quem gosta de vinho.

Nessa newsletter, separei duas dicas bem legais de lugares para você agendar sua visita e ser feliz ;)


Família Boroto “Além da degustação dos produtos, harmonizados com tábua de frios, chamada de meredin perlage, o visitante pode realizar caminhada pela propriedade e videiras, além de conhecer o processo de produção do espumante.

Também é oferecido passeio a grutas e a capitéis repletos de histórias, próximos da propriedade.”




Horário: Sob agendamento

E-mail: espumanteboroto@yahoo.com.br



Família Geisse A Geisse produz alguns dos melhores vinhos do Brasil, em especial seus espumantes frescos e vivos.

Oferecem vários tipos de visitas com degustação, além de contar com um “wine garden".

CONTATO

Linha Jansen, s/n | Pinto Bandeira, RS | CEP 95717-000

COMERCIAL +55 54 3455.7461 | 3455.7462






63 visualizações1 comentário

1 Comment


marcospipo3
Jan 11, 2022

Muito bom! Blog de quem sabe das coisas serve para quem não sabe aprender mais e mais. Gostei muito mesmo. Escreva mais, com as torneiras abertas! Parabéns!!!

Like
Post: Blog2_Post
bottom of page